A alopecia areata é considerada uma doença auto-imune, na qual o sistema imunológico, cuja função é proteger o corpo de invasores externos como vírus e bactérias, ataca erroneamente os folículos capilares. Isso pode ocasionar perda de cabelo na cabeça e de pêlos no corpo. Na maioria dos casos a queda de cabelo é pequena. Porém, em algumas pessoas, a perda de cabelos é mais extensa. Embora incomum, a doença pode progredir e causar perda total de cabelos (alopecia areata totalis) ou perda total de pêlos no corpo (alopecia areata universalis).
O que causa a alopecia areata?
Na alopecia areata as células do sistema imunológico, chamadas células sanguíneas brancas, atacam as células de rápido crescimento nos folículos capilares que fabricam o cabelo. Os folículos capilares afetados ficam pequenos e diminuem drasticamente a produção de cabelo. Cientistas não sabem exatamente o que causa esse ataque aos folículos, mas suspeitam que uma combinação de genes pode predispor algumas pessoas à alopecia areata. Naqueles predispostos geneticamente, algum fator engatilhador, como talvez um vírus, leva ao ataque aos folículos capilares.
A perda de cabelos é sintoma de doença séria?
Alopecia areata não é uma doença séria. Ela não causa qualquer dor física e não afeta a saúde geral da pessoa. Porém, para a maioria das pessoas, o efeito na aparência provocado pela doença é considerado algo sério. Os efeitos da alopecia areata são primeiramente sociais e emocionais. Porém, em casos de alopecia universalis a perda das sobrancelhas, cílios e pêlos no nariz e ouvidos pode tornar a pessoa mais vulnerável a poeira, germes e partículas que entram nos olhos, nariz e orelhas.
O cabelo pode voltar a crescer em pessoas com alopecia areata?
Existem boas chances que o cabelo cresça novamente, mas ele pode retornar a cair. Ninguém pode prever se o cabelo provavelmente crescerá novamente ou cairá. Os curso da doença varia de pessoa para pessoa. Alguns indivíduos perdem pouco cabelo, o qual cresce novamente e a doença nunca retorna. Outras pessoas continuam a perder e recuperar cabelos por muitos anos. Uns poucos perdem todo o cabelo na cabeça, enquanto outros podem perder todos os pêlos do corpo. Até naqueles que perdem todos os pêlos do corpo existe a possibilidade deles crescerem novamente.