Mensagem do dia

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

AGRESSIVIDADE DESATIVADA - BEM AVENTURADOS OS QUE PROCURAM A PAZ.
(Mateus 5.9)

A violência verbal entre amigos, cônjuges, familiares ou colegas, e também entre irmãos na igreja, é como uma bomba relógio, que se não for desativada explodirá, e explodindo, poderá fazer vítimas, causar ferimentos e até mesmo matar.
É necessário que estejamos sempre construindo a PAZ, mesmo quando somos agredidos ou ofendidos. Podemos discordar sem permitir que nossos desacordos se transformem em rancores e mágoas ao ponto de ferir um ao outro.
Quando um faz com que o outro se sinta desprezado, ignorado ou de tal forma que se sinta mal amado, a relação se tornou nefasta e destruidora, isso é uma forma terrível de agressividade e violência.
Infelizmente nos estamos acostumados a recriminar e expressar o que não vai bem. Seremos bem aventurados e faremos os outros felizes se mudarmos de postura. No lugar de reclamações seria muito bom fazermos elogios, descobrirmos os pontos fortes e valorizá-los ainda mais, é uma formula vitoriosa de sucesso certo.
Desativar a violência é construir um diálogo eficiente mesmo sobre pontos nevrálgicos, como por exemplo a questão de roupas e calçados que ficam jogado s pelos cantos e por cima dos móveis. No lugar de recriminar pode-se apenas solicitar ajuda, mostrando, com jeito e educação, a necessidade de ordem e organização funcional das coisas da casa.
Pedir desculpas, demonstrando sinceramente que não desejou ofender ou magoar, é indispensável para a boa harmonia do casal, assim como para todo e qualquer relacionamento. Não se torna menor quem pede desculpas, ao contrário isso demonstra beleza de caráter e nobreza de espírito.
“Bem aventurado quem procura a Paz”. Felicidade na busca da PAZ e não viver comprando brigas e desentendimentos; é também não estar procurando provocar atritos e sentimentos de culpas. Fazer a PAZ é maior que simplesmente viver sem problemas e dificuldades, é principalmente viver buscando como fazer o outro ser feliz, e isso tem um preço, um preço que se paga por amor, por amar, sem pena nem desilusões, simplesmente se paga com naturalidade sem amargores.
O preço a pagar é não fazer conta de coisas que para nós são importantes, mas que o outro não dá tanto valor. Procurar a PAZ è procurar ser feliz com a felicidade dos outros. A felicidade, a bem-aventurança tanto nossa como dos outros nos proporciona alegria de viver em comunhão e em união um com o outro.
Ser pacificador, como nos diz Jesus, é fabricar a PAZ, é construir, pouco a pouco, laços sólidos de amizade, de cumplicidade e de relacionamentos. Ser pacificador é pacificar em primeiro lugar, seu próprio coração, retirando todo rancor, toda violência mesmo de pensamento e de sentimento, para depois estar também levando a paz aos corações dos outro, principalmente aos mais próximos de cada um de nós.
Há um preço a pagar, mas há um prêmio extraordinário para os pacificadores, eles serão chamados “filhos de Deus”. Você será bem aventurado, se viver como pacificador, do seu coração e também do outros. Desative sua agressividade e que Deus o abençoe.